Você já parou para pensar no
que diferencia um bom profissional de um ótimo profissional?
Na semana passada, enquanto elaborava um roteiro para um cliente sobre uma palestra intitulada "Como Trabalhar a Motivação e Inovação nos Profissionais da Área de Transporte Público no País", explorei temas fundamentais como ética, insegurança, violência, adaptabilidade, contextualização, tecnologias, saúde mental, resiliência, ansiedade, autoconhecimento e conscientização sobre a fragilidade no ambiente de trabalho.
Diante desse contexto, decidi incorporar dois conceitos essenciais: Hard Skills e Soft Skills. Você já ouviu falar sobre eles?
As Hard Skills são competências técnicas, tecnológicas e teóricas adquiridas ao longo da formação acadêmica e profissional, por meio de cursos técnicos, graduações e especializações. Essas habilidades são homologadas por instituições e comprovadas por diplomas ou certificados. Elas são, geralmente, aquelas que destacamos no currículo e nas redes sociais voltadas para networking. No entanto, ter esse conhecimento não nos torna automaticamente profissionais completos ou preparados para o mercado de trabalho, mesmo com anos de experiência.
Já as Soft Skills são competências que influenciam diretamente nosso comportamento e interação com outras pessoas. Elas englobam habilidades socioemocionais e interpessoais, fundamentais para criar relações harmoniosas e produtivas no ambiente de trabalho e na vida.
As Soft Skills são desenvolvidas ao longo da vida, a partir das experiências pessoais e profissionais. Algumas das principais incluem comunicação, trabalho em equipe, empatia, flexibilidade, liderança, gestão de tempo, capacidade de trabalhar sob pressão, negociação, colaboração, autogestão, produtividade, criatividade, responsabilidade, pensamento crítico e resiliência.
Embora pareçam muitas competências, muitas delas são aplicadas no dia a dia sem que nos dêmos conta. A forma como lidamos com desafios e adversidades não apenas nos torna pessoas melhores e mais evoluídas, mas também profissionais mais proativos e preparados para enfrentar diferentes cenários, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Um profissional que desenvolve tanto Hard Skills quanto Soft Skills está mais bem preparado para qualquer ambiente de trabalho. Ele se torna apto a lidar com diversas situações, sejam elas positivas ou desafiadoras, dentro e fora do meio corporativo.
Agora que você conhece esses conceitos, como avalia suas próprias habilidades? Você se considera um profissional completo? Suas Hard e Soft Skills estão equilibradas, ou você sente que precisa aprimorar alguma delas? Independentemente da resposta, uma coisa é certa: o aprendizado nunca para. Sempre há uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar nossas habilidades. Afinal, crescer e evoluir é parte essencial da jornada profissional e pessoal. Concorda?
#hardesoftskills
hashtag#desenvolvimentoprofissional
hashtag#mercadodetrabalho
hashtag#moniquenibraescritora